Aprovado Projecto do Futuro Centro Escolar de Alvarães

07-OUT-2009

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, na última reunião de executivo, o projecto do futuro Centro Escolar de Alvarães. O novo equipamento escolar, que vem satisfazer um anseio da comunidade educativa de Alvarães e concretizar um objectivo da Junta de Freguesia local, ficará instalado no espaço da actual escola da Igreja, que será assim qualificada e ampliada.
 
O novo edifício, que irá substituir as duas escolas existentes na vila de Alvarães, vai acolher 94 alunos e terá seis salas, com cinco turmas do primeiro ciclo e uma sala de jardim-de-infância. O estabelecimento de ensino terá um polivalente, um refeitório/cantina, um gabinete médico, salas de docentes e um campo de jogos exterior, estando equipado com novas tecnologias, como quadros interactivos e internet.
O valor base do concurso é de cerca de 1,5 milhões de euros e terá um prazo de execução de um ano.
 
O novo centro escolar de Alvarães integra a política de reordenamento da rede educativa, conforme previsto na Carta Educativa do concelho.
 
Apesar de dignos, os edifícios das actuais escolas são antigos e já não respondem às exigências do ensino do século XXI.
O novo centro escolar significará, por isso, um enorme salto qualitativo, conferindo aos nossos alunos maior conforto e mais condições de aprendizagem.
Além disso, o centro escolar terá ainda a enorme vantagem de acabar com a divisão dos alunos da freguesia em dois edifícios.
“Pensamos que eles devem estar juntos, criando assim um espírito de camaradagem e de união entre todos”.
O Centro Escolar nascerá na actual escola da Igreja. A escola da Costeira vai, assim, ficar livre, sendo intenção da Junta de Freguesia disponibilizá-la para sede do Grupo de Danças e Cantares de Alvarães e para instalação da nova extensão de saúde.


  • Partilhar