Visita Fornos Telheiros

19-ABR-2011

Foi exactamente no lugar da Costeira, que num passado longínquo que se construíram os fornos das telheiras, onde durante muitos séculos se fabricou a "telha vã", ultimamente conhecida também por "telha regional" e o chamado "tijolo burro".
Está neste momento a desenvolver-se um enorme esforço pela autarquia, para preservar o que de bom existe, porque o futuro não perdoará aos responsáveis a demolição do derradeiro baluarte de uma época ligada a gerações e gerações Alvaranenses desejaram com muita lógica, que um forno e uma pequena casa museu para abrigar uma estada e várias formas, fosse o mais representativo «ex-líbris» da nossa terra.
No passado dia 7 de Abril, alunos da Universidade Popular do Porto visitaram Alvarães. Em resposta a essa visita, enviaram mensagem que confirma a potencialidade dos fornos telheiros.
“Exma. Senhora
Presidente da Junta de Freguesia de Alvarães, Dr.ª Cristina Jaques
Em nome da Direcção da UPP Universidade Popular do Porto e correspondendo à vontade dos 55 participantes na visita, estamos a expressar o nosso agradecimento pelo simpático e qualificado acompanhamento propiciado na visita de estudo “Na Rota do Património: Viana do Castelo”, que realizamos a Alvarães e seu Forno Telheiro, no dia 07 do mês corrente. Foram momentos que ficam gravados na memória de todos os participantes.
Permita-nos salientar o registo muito positivo que os participantes atribuíram à qualidade da visita que nos ofereceram, registando e agradecendo permanente disponibilidade/apoio junto do grupo.
É gratificante transmitir-vos que a avaliação final dos participantes à visita ao Forno Telheiro, feita através de questionário anónimo e utilizando a escala de 1 (+baixa) a 5 (+alta) deu o seguinte resultado: 26% atribuíram nota 3, 48% atribuíram a nota 4 e 26% atribuíram nota 5.”

  • Partilhar