Alvarães vai ter uma creche em 2010

19-MAI-2008

O Ministro do Trabalho e da Solidariedade Social assinou no dia 17 de Maio o contrato para a construção de uma creche em Alvarães, Viana do Castelo, um equipamento orçado em 500 mil euros e que terá capacidade para três dezenas de utentes.

A creche, resultante de uma candidatura ao PARES (Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais), deverá estar concluída em meados de 2010. "É um equipamento há muito reivindicado e necessário em Alvarães, para evitar que as nossas crianças mais novas sejam obrigadas a 'emigrar' para outras freguesias", disse, o presidente da Junta local.

No mesmo edifício da creche será também construído um centro de noite, com capacidade para 12 utentes, "para resolver o problema de uma dezena de idosos para quem passar a noite sozinhos se tornou num mar de dificuldades".

Creche e centro de noite ficarão afectos ao Posto de Assistência Social de Alvarães, uma instituição cujas raízes remontam a 1951, então com o nome de Posto de Assistência Médica de Alvarães, quando "um punhado de munícipes" se uniram em torno da criação de um serviço diário de assistência médica e de enfermagem e ajudaram a erguer o edifício do posto médico.

Um edifício que, com a Revolução do 25 de Abril e o alargamento dos serviços médico-sociais a toda a população, foi cedido ao Ministério da Saúde, onde este, sem qualquer custo, mantém em funcionamento a Extensão de Saúde de Alvarães.

O Posto de Assistência Médica terminou aí, mas em pouco tempo foi substituído pelo Posto de Assistência Social, que actualmente tem como valências um Centro de Dia, o primeiro do concelho de Viana do Castelo, o apoio domiciliário e um lar de idosos.

Dispõe ainda da valência Rendimento Social de Inserção, que pretende melhorar a qualidade de vida e a auto-estima de uma conjunto de famílias de Alvarães.  


  • Partilhar